quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A maior fonte de energia limpa!

Bom, para quem ficou curioso com o título a notícia não é nova, mas é a melhor opção para uso doméstico: Eficiência Energética.

Para que ainda não está ciente do que isto representa em economia, podemos usar dados nacionais para ter uma idéia.
Somente com substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes foram 3,93 milhões de kWh economizados segundo a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (ABilumi) no período de 1 ano (2007).

Mas existem muitas soluções para atingir maiores índices de eficiência. O EnergiAonde apresentará algumas destas tecnologias para uso residencial e comercial, sempre procurando aliar baixo custo de implantação com economia a médio/longo prazo.

Eficiência Térmica

Como a maioria dos lares e salas comerciais possuem algum tipo de sistema de condicionamento térmico, tecnologias que tornem estes locais mais termicamente eficientes são imprescindíveis para diminuir a conta de energia elétrica no final do mês. Vamos começar apresentando algumas...

Esquadrias de PVC com dupla-vidraçaria

Existem diversas empresas que fornecem este tipo de produto com alta durabilidade, baixa manutenção e grande eficiência em manter o calor fora da sua casa ou dentro dela além de possuírem melhor isolamento acústico. Menor influência do exterior no interior é mais dinheiro que sobra no final do mês!

http://www.weiku.net/weiku-brasil/site/port/weiku2006/news/index.php
http://www.clarisportasejanelas.com.br/


Mantas Isolantes

Abuse delas. São a melhor forma de se economizar com condicionamento térmico, simplesmente porque a maior parte do calor que entra na edificação é pela laje. Assim, utilizar sistemas de reflexão/isolamento térmico é um excelente investimento. Tenha certeza que seu dinheiro será pago muitos vezes.
Já existem produtos a base de água que podem ser aplicado como tinta em lajes, garantido entre 30% e 50% de economia com condicionamento térmico, multiplicando as opções. E pode-se chegar a melhores resultados combinando as várias opções disponíveis no mercado.

http://www.arterm.com.br
http://www.gib.com.br
http://www.joongbo.com.br/

Posicionamento Geográfico

Esta é uma dica para que está construindo ou reformando.
O posicionamento geográfico das janelas, telhado e paredes da edificação, junto com a direção prevalecente dos ventos e a arborização pode ser o diferencial entre ter ou não um sistema de condicionamento térmico ativo.
Janelas viradas preferencialmente para o leste, paredes pintadas com tintas base térmicas no lado oeste ou sombreadas por um projeto paisagístico bem elaborado, corredores de ar no interior da edificação na direção predominante dos ventos e outros pequenos detalhes da especificação do projeto arquitetônico diferenciam as residências que podem ser consideradas "verdes".
Gastar mais com planejamento pode significar uma economia significativa durante a vida útil da edificação.

Telhados e Fachadas Verdes

Esta é uma opção para ter um conforto térmico. As plantas instaladas neste sistema de cobertura absorvem energia solar da melhor forma possível, liberando no ar apenas oxigênio e vapor de água durante o dia. O que é uma opção termicamente benéfica pode ser também visualmente agradável.

http://www.ecotelhado.com.br


Estas são algumas dicas bem viáveis... afinal de contas, ar-condicionado custa muito caro!

2 comentários:

  1. Grande Diego,

    Fiquei interessado nas tintas térmicas... Sabe se existe algo para ser colocado em telhas eternit?

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Caro George,

    Estas tintas tem larga aplicação, porém deve-se consultar diretamente com os fabricantes se são aplicáveis a determinados materiais.
    Os fabricantes citados acima podem responder sobre seus produtos.
    Mas ainda não vi nenhum caso referente a tintas termo-isolantes para telhados.

    Abraços

    ResponderExcluir