quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Sim, no Ar! E mais alto!

Para que vocês entendam a dinâmica do EnergiAonde?, irei postar uma nova tecnologia de uso coletivo, larga escala. Sempre assim, um post para uso individual, útil e economicamente viável ou até rentável. E outro post para atingir as necessidades de empresas, cidades e países; soluções inovadoras para a vida em sociedade.

Para este primeiro post da série escolhi uma fonte de energia limpa e abundante.

A Sky WindPower é uma empresa de pesquisa americana que vem trabalhando num método de captura da energia eólica localizada em altas altitudes, pelo fato de que nestas altitudes a capacidade de conversão da energia eólica em elétrica é muito maior.

O que determina isso? Bem, o principal aspecto a ser considerado é que os ventos em baixas altitudes não são muito constantes, o que torna as unidades aerogeradoras pouco eficientes, atingindo em média 30% da capacidade geradora. Porém, a partir de 4500m de altitude estes valores passam de 65% e em 10km a capacidade geradora em média é de 80%.

Utilizar os ventos nestas altitudes requer sistemas que possam se manter estáveis e concetados para geração e transmissão da energia gerada. Desta idéia surgem os design de aerogeradores ancorados (FEG's - Flying Eletric Generators).

Porém alguns entraves existem a aplicação desta forma de geração, e em sua maioria são puramente atmosféricos. Ainda precisa surgir formas de proteger os equipamentos de forma eficiente de discargas elétricas. Este talvez seja um dos encarecedores do projeto. Não é o único impecílio, sendo outro humano. Rotas de Aviões devem ser consideradas para evitar choques com as "âncoras".

Mas existem outros tipos de aerogeradores ancorados e falaremos sobre eles mais além.

Referência:
http://skywindpower.com


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário